Os Doze Arquétipos

Existem muitos arquétipos, mas aqui falaremos de apenas 12, que foram definidos por Margaret Mark e Carol Pearson no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”. Os 12 arquétipos podem ser divididos em quatro grupos, de acordo com os quatro principais impulsos humanos. São eles:

 

>Mestria/Risco: Quando queremos fazer algo notável e ser lembrado para sempre e quando lutamos pelos nossos sonhos. Mesmo que para isso seja preciso quebrar regrar e superar desafios (arquétipos do Herói, Fora-da-Lei e Mago).

>Independência/Auto-realização:  Quando há um desejo de ficar só, refletir, decidir e conhecer o verdadeiro Eu (arquétipos do Inocente, Explorador e Sábio).

>Pertença/Grupo: Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo (arquétipos do Bobo da Corte, Cara Comum e Amante).

>Estabilidade/Controle: Quando queremos ter um certo controle das coisas, um poder nas mãos (arquétipos do Criador, Prestativo e Governante).

 

Entenda o que cada arquétipo representa:

Herói

Bobo da Corte

Criador

Inocente

Fora-da-lei

Cara Comum

Prestativo

Explorador

Mago

Amante

Governante

Sábio

 

________________________________________________________________________________________________

Os 12 arquétipos abordados aqui foram definidos por Margaret Mark e Carol Pearson no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”. As autoras defendem o estudo e a utilização dos arquétipos na gestão das marcas como pré-requisito para qualquer organização ou corporação. Para elas, por meio dos 12 arquétipos, é possível alcançar o verdadeiro significado ou sentido de uma marca, que seria um fator decisivo para o sucesso. Se quiser se aprofundar no assunto recomendo ler o livro.

  1. Rafael Gomes
    23/09/2013 às 6:01 pm | #1

    Nossa muito bom todas estas definições e de fácil entendimento, me ajudou muito no meu estudo e para minhas provas de Marketing. Obrigado…

  2. 26/02/2014 às 12:50 pm | #2

    Achei excelente a forma como foi abordado o assunto arquétipo, dessa forma fica muito fácil entender Parabéns Muito obrigado!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.