Início > Marketing > A primeira pergunta

A primeira pergunta

Por que falar de arquétipos?

Em 2009 eu li um livro chamado O Herói e o Fora-da-Lei e de repente um mundo novo se abriu para mim. Nesse mesmo ano, eu iria me formar, precisava escolher um tema para o meu trabalho de conclusão de curso, e não deu outra, falei sobre os arquétipos (modéstia à parte, ficou bem legal). Se quiser ler, coloquei um super resumo aqui: Qual é o arquétipo da Skol?

Com certeza, esse livro não só me ajudou na faculdade, mas também mudou de alguma forma a maneira que eu vejo as coisas hoje (descobri que os arquétipos estão realmente nas histórias, no marketing, em todos os lugares). Então, depois de 2 anos resolvi voltar a falar sobre o assunto. O meu objetivo aqui é demonstrar, com exemplos e casos do cotidiano, como a teoria dos arquétipos* pode ser aplicada no marketing e na nossa vida.

Se você ainda não sabe o que é arquétipo, antes de mais nada, leia um resumão aqui.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*A teoria dos arquétipos foi definida por Margaret Mark e Carol S. Pearson, no livro O Herói e o Fora-da-Lei (se você quiser um aprofundamento maior no assunto, recomendo a leitura).

Categorias:Marketing
  1. 06/04/2014 às 11:36 pm

    Oi, Pedro tudo bem? Me chamo Luiza Haddad e achei seu blog pq estava pesquisando artigos sobre o uso de arquétipos em marcas para fazer meu tcc, e vi que vc também fez a mesma coisa que eu! Eu descobri o livro o heroi e o fora da lei, achei demais e pensei: é disso que eu quero fazer meu tcc!

    Adorei o que vc escreveu e gostaria também de te pedir umas dicas para eu fazer o meu, e podemos também conversar sobre meu tema! :)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s