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Itaú: feito para você!

De acordo com o ranking divulgado pela Interbrand em junho de 2011, o Itaú figura como a marca mais valiosa do Brasil, com valor superior a R$ 24 milhões. O banco está muito a frente do Bradesco, a segunda do ranking e concorrente direto, que tem valor estimado em R$ 13,6 milhões. Será que o Itaú, assim como Coca-Cola, Apple e Skol, também possui um arquétipo bem definido? Vamos aos fatos…

itaú - feito para você

O Slogan

Pra responder essa pergunta não é preciso ir muito longe, o slogan do banco já nos dá uma boa pista: o Itaú tenta passar a mensagem de que é um banco que se preocupa com seus clientes e faz o que for preciso para ajudá-los. Se, na prática, isso acontece, não posso dizer, mas o discurso é esse.

Um banco feito para você.  

Ao se colocar a disposição dos clientes, para resolver quaisquer que forem seus problemas, o Itaú mostra características marcantes do Prestativo. Suas campanhas de marketing evidenciam este fato, aproximando de forma clara a marca deste arquétipo.

Os produtos e serviços

Da mesma forma que o Bobo da Corte é o arquétipo perfeito para as marcas de cerveja, o Prestativo é o arquétipo mais adequado para quaisquer atividades relacionadas à prestação de serviços, como bancos, seguradoras e planejamento financeiro.

Produtos como o Seguro de Vida do Itaú tem uma ligação natural com este arquétipo, por que os clientes normalmente contratam esse serviço com o intuito de proteger quem eles mais amam: a família. Esse objetivo fica claro na campanha realizada pelo banco. Veja o vídeo:

 

Nesse anúncio o banco retrata seus clientes como Prestativos, evidenciando a preocupação das pessoas com a família. Lógico que com o seguro de vida do Itaú o pai não vai evitar que a filha sofra ou se machuque ao longo da vida, mas ele vai, pelo menos, garantir que ela passe por todas essas dificuldades e desafios com mais segurança. O Prestativo está diretamente ligado à imagem da mãe cuidadosa, preocupada com seus filhos. Teme a instabilidade e a dificuldade, não por si mesmo, mas pelo impacto que isso terá sobre os outros.

O banco precisa ser estável e confiável

A escolha do banco é uma decisão difícil. As pessoas tendem a buscar uma instituição estável para evitar futuras surpresas e assim garantir sua segurança financeira. Desta forma, quanto mais “segura” for a imagem passada pelo banco, maiores as chances de ganharem a confiança de clientes em potencial. Uma marca ligada ao arquétipo do Prestativo cumpre este papel com perfeição. Quem melhor para cuidar do seu dinheiro do que um banco que se preocupa com você e com sua família?

As crianças e o Itaú

Vocês já perceberam que quase todos os comerciais do Itaú são estrelados por crianças? As crianças são indefesas e inocentes e, ao mostrá-las, o Itaú consegue despertar nas pessoas a preocupação e o desejo de cuidar do próximo.

Geralmente é o Prestativo que torna realidade o desejo do Inocente de construir um mundo belo e seguro. O Inocente é uma pessoa otimista que está sempre visando ao “paraíso”. Este arquétipo prefere coisas previsíveis e não gosta de mudanças. O Prestativo é aquele que estende a mão para o Inocente, garantindo sua segurança e tornando seu mundo “perfeito”.

O arquétipo do Prestativo também pode ser representado por uma pessoa altruísta, que se preocupa não só com a família, mas com o mundo como um todo. Uma pessoa movida pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Na peça publicitária criada para comemorar a virada do milênio, o Itaú consegue sair do tema família e explorar a preocupação das pessoas com o meio ambiente, com a sociedade e com o futuro do nosso planeta. Veja o vídeo abaixo:

 

Não basta falar, tem que mostrar que se preocupa!

Além de comunicar seu posicionamento através de suas campanhas publicitárias, o Itaú coloca suas palavras em prática ao apoiar eventos, patrocinar iniciativas sustentáveis e fazer campanhas de ativação de marca que condizem com as mensagens passadas pelo marketing da empresa.

Na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2011, que aconteceu dos dias 6 a 10 de julho, o Itaú mostrou que se preocupa com as pessoas ao pensar em soluções para dar mais conforto e facilitar o transporte de quem participava do evento.

O Itaú distribuiu banquinhos de papelão facilmente transportáveis, para que as pessoas pudessem assistir às palestras do lado de fora confortavelmente. Além disso, também disponibilizou bicicletas e Eco Táxis (triciclos com capacidade para dois passageiros) para que os visitantes pudessem aproveitar a cidade de maneira sustentável. Não preciso nem dizer que as ações foram um sucesso…

Outro ótimo exemplo são as bicicletas da prefeitura do Rio, que são patrocinadas pelo banco. Com sutileza a marca transmite sua preocupação com o meio ambiente e com as pessoas. Essas ações são efetivas e conseguem passar muito bem a mensagem, mas, além disso, o Itaú deve sempre se preocupar em oferecer um bom serviço e atendimento para seus clientes, e isso eles também fazem (pelo menos essa é a minha opinião como cliente do banco).

Resumindo, a empresa conseguiu construir um significado bem definido e consistente para sua marca. Ao fazer uma análise mais profunda, ficou claro que o Itaú está muito bem alinhado com o arquétipo do Prestativo, tanto na comunicação como também nas ações de marketing, nos produtos oferecidos e nos serviços prestados. Não é à toa que o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil.

Categorias:Itaú, Marketing
  1. Luís Fernandes
    28/05/2012 às 1:55 pm

    Excelente análise. Parabéns!

  2. 13/03/2015 às 7:34 pm

    Você devia continuar com as postagens! :) Muita coisa boa

  3. 20/11/2015 às 8:27 pm

    Ops. Bugou. Fui funcionário do marketing Itau e a análise de arquetipos era utilizada da mesma forma internamente, mas a visão interna era diferente da análise externa. Internamente, o arquetipo do banco não era identificado como Prestativo. Pelo Mkt, viamos o Prestativo como o arquétipo da “categoria bancária”, e o Itaú busca se diferenciar com outros arquetipos (e usando um para cada segmento – personnalite, uniclass, private etc. )

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