O que é arquétipo?

O conceito de arquétipos, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com o suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud.

Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung

Segundo ele, os arquétipos são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.

Os arquétipos da Morte, do Herói e do Fora de Lei são exemplos de algumas figuras que todos nós temos no imaginário desde criança. Independente de onde fomos criados, do país que vivemos e das nossas religiões e crenças, essas imagens são muito parecidas para todos.

É por isso que os arquétipos estão presentes nos mitos, lendas e contos de fadas. São eles que dão o verdadeiro significado para as estórias que passamos de geração em geração. Afinal de contas, as pessoas criam estas estórias para externar o que existe no inconsciente. Hoje os arquétipos podem ser encontrados nos filmes, na publicidade e em quase tudo que está ao nosso redor.

Os arquétipos nos ajudam a satisfazer algumas de nossas principais necessidades, como a necessidade de realização, pertença, independência e estabilidade.

Até mesmo quando consumimos produtos e serviços, somos influênciados pelos arquétipos. Uma cerveja, por exemplo, além de “matar a sede”, também pode satisfazer a necessidade de pertencer a um grupo, já que,  para muitas das pessoas, o simples fato de sair para beber cerveja significa estar com os amigos, familiares ou colegas de trabalho. Portanto, nesse caso, a marca de cerveja que souber usar o arquétipo certo, vai conseguir transmitir essa mensagem muito melhor. Veja o case Skol para entender sobre o que eu estou falando.

Veja os 12 principais arquétipos, e observe que você já os conhece.

  1. Maria De Lourdes Garcia Pedrosa
    27/11/2014 às 12:09 pm

    Muito boa sua postagem,ficamos gratos.Vou deixar também uma sugestão de livro que foi escrito baseado nos estudos e pesquisas de Carl G.Jung.Livro maravilhoso escrito po: Clarissa Pinkola Estés,Livro:Mulheres Que Correm Com Os Lobos.Ed.Rocco.É uma coletânea ,uma seleção de histórias Arquetípicas,que curam e permitem às mulheres uma introspecção curativa permitindo a elas darem saltos quânticos,resolverem problemas internos que ainda estão no subconsciente,e se tratam, se perdoam,se refazem,se regeneram,por passarem a se valorizar e crerem em seu poder criativo.Quanto mais cedo as mulheres o lerem melhor. Todo homem deveria lê-lo também.Afinal os homens convivem com mulheres,all time,e precisam aprender a amá-las verdadeiramente como a si próprios. Por ser fim de ano é também uma sugestão excelente para se presentear ou dar um presente de altíssima qualidade e valores.

  2. luma
    23/03/2015 às 10:56 pm

    eeeeeeeeeeeehh deu pra utilizar. Nem tanto nee?!!

  3. 27/04/2015 às 5:15 am

    Por favor, preciso que entre em contato comigo.
    Também estou fazendo meu TCC sobre os Arquétipos e quero saber mais sobre o livro O Heroi e o fora da lei, tbm se pudesse compartilhar o seu TCC, seria de grande ajuda.
    petalabass@hotmail.com

  4. maria auxiliadora saleme de oliveira
    12/05/2015 às 7:43 pm

    Amei demais a matéria. Objetiva e precisa. Nota milhões de milhões de obrigado

  5. 12/06/2015 às 1:11 am

    Sou taróloga e gosto muito do livro Jung e o tarô…acredito ser uma consulta obrigatória para quem quer se aprofundar um pouco no conceito de arquétipos e de como trabalhar com eles…

  6. Álvaro Liberato
    01/10/2015 às 12:50 am

    Em qualquer indivíduo sadio,neurótico ou psicótico recebe do inconsciente coletivo ideia e pensamento que aparecem em todas as produções imaginárias,protótipo das realidades visíveis do mundo

  7. Jayme
    28/04/2016 às 7:33 pm

    Boa tarde. Não sei se podem me dar uma ajuda. Quero fazer um cartão de visitas para buscar empreender com o ramo de consultoria para microempresas. Sou Adm. Empresas. Alguém sugere algum arquétipo utilizável no cartão de visitas? ou em outro meio de divulgação como folhetos? Obrigado desde já.

  8. CRISTHIAN
    04/10/2016 às 9:45 pm

    discípulo de Freud? ahahahah

  9. Sirlene
    10/10/2016 às 2:11 am

    Boa noite. Recebi algumas mensagens com imagens de escultura de madeira muito tristes, animais (cachorro), muito tristes, quadro om imagem muito triste. O problema, e que a pessoa me contou uma historia também muito triste. acho que ele estava tentando me hipnotizar. Exclui a pessoa, depois me arrependi. Por favor, poderia me explicar o que as imagens tristes significam?

  10. 17/11/2016 às 9:30 pm

    Olá a todos! Gostei das dicas de Leitura. Obrigada:)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s