Herói

Quando o arquétipo do herói está ativo em uma pessoa, ela se fortalece com o desafio, se sente ultrajada pela injustiça e responde rápida e decisivamente à crise ou à oportunidade.

Há uma semelhança, e até uma afinidade, entre os arquétipos do Explorador e do Herói. Mas enquanto o Explorador busca encontrar a si mesmo, o Herói quer se ratificar ou provar, tentando sempre superar os seus limites, além de constantemente tentar melhorar o mundo em diversos aspectos, fazendo dele um lugar melhor, mais encantador e agradável.

No marketing: este arquétipo funciona bastante com produtos esportivos. Ele também pode ser utilizado no marketing ligado a causas sociais, como o próprio marketing social – que busca influenciar no comportamento de um determinado público-alvo, visando a um maior bem estar da sociedade no longo prazo.

Lema do Herói: “Onde há vontade, há um caminho”

Anúncios
  1. Márcia
    29/12/2015 às 8:26 pm

    Mas como se usa o arquétipo? ter exemplos seria interessante, pois saber o que representa é uma coisa, saber como usar e obter resultados é outra

    • Flavio
      20/05/2016 às 7:08 am

      Veja o case Skol, na verdade quando se conhece bem as características do produto você consegue atrelar a um arquétipo ou vários e direcionar sua campanha. Na verdade todos nós temos estas imagens, no atual momento do Brasil por exemplo o cara comum e o herói estão em alta. Ou seja tem a ver com valores internos, mas também com o ambiente.

  2. Marcele
    02/02/2016 às 5:39 pm

    Isso eles nunca falam. Que adianta saber a existência e representação? Conhece o misterioso Hélio Couto? O MAGO DOS ARQUÉTIPOS? Não existe nenhum endereço dele no google? Deve morar no Olímpo.

  3. Cir
    28/02/2016 às 3:19 am

    Helio Couto – Marketing e Arquétipos

  4. Qualquer um
    13/06/2016 às 4:47 am

    Eles não expõe como usa os arquétipos porque eles sabem que dai nós saberíamos nos proteger deles e não conseguiriam nos fazer comprar o que eles querem.

  5. Psicólogo
    13/06/2016 às 4:56 am

    Se existe uma lista de regras a serem seguidas no marketing provavelmente a regra número 1 é SIGILO.

  6. 26/11/2016 às 12:41 am

    Hahaha, amei Psicólogo! Concordo super!

  7. Fucked up
    19/06/2017 às 12:48 am

    Eu não gosto do arquetipo heroi, nunca me identifiquei. Por isso nunca tive habilidade social, sempre fui solitário, medroso e odiado. Eu tenho repudio pelo arquetipo heroi pois na minha visão o heroi representa o bulier, o alfa, o valentão, o popular tudo que as mulheres mais amam, mas tudo que Eu mais ODEIO. Eu sempre fui o maior inimigo de todo tipo cara popular. Eu prefiro me tornar um demonio, cheio de escuridão e crueldade dentro de mim, mas nunca serei um heroi. Ser heroi me daria muito medo, eu reprimo isso. Prefiro ser o que sempre fui – ovelha negra, aquele que é odiado por todos, me identifico por isso, com o Deus egípsio SETH, que originou o Diabo cristão, vejo nele a misantropia.

    • Lucas Fermiano
      25/08/2018 às 12:07 pm

      vc é o arquétipo do batman

    • Rafael Sponfeldner
      14/03/2019 às 8:00 am

      Oi, eu acho que o arquétipo do herói se relaciona mais em proteger os mais fracos e fazer justiça com as próprias mãos e assim o herói se sente realizado. Justamente a justiça contra o Bullying, o Alfa e o Valentão, que tem muito mais a ver com o Arquétipo do Ditator, que se sente grande em diminuir o próximo. Talvez você não é uma ovelha negra, apenas não encontrou ainda um meio de usar sua energia revolucionária de maneira positiva ainda. Conheci sobre arquétipos pela primeira vez com os trabalhos do Prof. Hélio Couto, desde então passei a amar esse tema. Espero ter ajudado em algo. Grato

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta para Fucked up Cancelar resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s