Case Skol

Em 2009 eu realizei uma pesquisa com o objetivo de identificar qual é o arquétipo que as pessoas associam à marca Skol.

O meu objetivo era provar que uma marca de sucesso possui um arquétipo bem definido e por isso é uma marca de sucesso e vice versa. E para provar isso, nada melhor do que usar a Skol, uma das marcas de cerveja mais querida do país e líder de mercado, com 33% de participação segundo a própria Ambev.

 

Resultados:

Foram ouvidas 160 pessoas, e 89% delas associaram a marca Skol ao arquétipo do Bobo da Corte, como mostra no gráfico abaixo.

Arquétipo da Skol

Bobo da corte é o arquétipo Skol

Regra pra identificar se uma marca possui um arquétipo bem definido: a diferença entre o arquétipo principal e o secundário tem que ser de no mínimo 10%.

Neste caso, o arquétipo secundário da Skol é o Inocente, que está 21% abaixo do principal. Portanto, o sucesso da marca Skol pode ser explicado pela sua forte identificação com um único arquétipo, o Bobo da Corte.

Essa forte associação ficou ainda mais evidente quando os entrevistados tiveram que escolher apenas um deles. Veja no gráfico abaixo como o arquétipo bobo da  corte se destaca como o principal.

 

Arquétipo da Skol

 

Você provavelmente faz parte dessa maioria. O que lhe vem a cabeça quando você pensa na Skol?

A maioria das pessoas associaram a marca Skol a diversão e descontração. O “ritual” de sair para beber cerveja é normalmente envolvido por um clima de descontração e despreocupação com os amigos. A Skol é exatamente isso! Ela é uma marca de sucesso porque conseguiu trabalhar muito bem o seu lado Bobo da Corte.

Veja o vídeo abaixo, que ilustra muito bem isso.

 

 

Os comerciais que fizeram mais sucesso, foram aqueles que conseguiram expressar de forma precisa a essência do arquétipo Bobo da Corte. Coisa que a Skol nunca deve deixar de trabalhar. Fica a dica!

  1. Natalia Freire
    29/09/2011 às 10:42 pm

    Adorei o blog e a análise sobre a marca, parabéns Pedro!!

  2. Cris Fonseca
    26/11/2011 às 9:30 pm

    Muito bom Pedrão!

  3. O cara!
    22/04/2012 às 4:06 pm

    Muito bom!

  4. O Outro cara!
    22/04/2012 às 4:07 pm

    Gostei tbm!

  5. jalme pereira
    11/07/2013 às 11:20 pm

    Pedro, como foi o questionário que você desenvolveu ? Você poderia enviar para mim: jpereira@unicarioca.edu.br

  6. Patrick
    24/09/2013 às 11:42 am

    Gosto bastante do tema e também tenho curiosidade de saber como se estruturou este questionário e sua pesquisa como um todo. Gostaria bastante de lê-la, se for possível me enviar ficaria grato :D Parabéns pelo trabalho

  7. Emerson
    17/08/2014 às 8:05 pm

    Eu ia perguntar como você fez a pesquisa, mas vejo que já perguntou isso antes e não teve resposta, então vou fazer só minhas observações.
    Eu, sinceramente, não entendi como o arquétipo do mago conseguiu quase 50% dos votos. Sério, não tem nada a ver a marca com o arquétipo. Se fosse o fora-da-lei eu até entenderia, mas o mago?

  8. Erica
    06/02/2015 às 5:30 pm

    Olá! Gostei muito da abordagem do seu estudo e da forma como mediu a relação entre marcas e arquétipos. Se puder compartilhar algum documento que tenha essa pesquisa com informações detalhadas e o questionário que utilizou, eu adoraria :)

    Se puder me mandar para o email: ericakfreitas@gmail.com

    bjs

  9. Valdir Madeira
    21/02/2016 às 7:15 pm

    Também tenho interesse em conhecer melhor o questionário que utilizou, para definir o Arquétipo. se possivel segue o e mail para envio. sloganconsulte@gmail.com

  10. Psicólogo
    13/06/2016 às 5:18 am

    No final uma apelação direta ao instinto primitivo do ser humano PERPETUAÇÃO.

  11. Psicólogo
    13/06/2016 às 5:30 am

    Todo comercial de grandes marcas de sucesso tem sexo (não explicito, mas conotativo ‘quase direto’) no meio.
    Qual é a mensagem conotativa que o comercial passa?
    Você pode ser o esquisito que for beba skol e PAGUE para os seus ‘AMIGOS’ que você vai ser aceito e ainda no final ira conquistar aquela gostosa.
    Não que sexo seja ruim, todos queremos sentir prazer não podemos ser hipócritas em negar, pois é a nossa natureza, mas eu questiono o que esse tipo de comercial causa em uma criança?
    Desejo sexual precoce?
    O que a criança faria para conseguir sexo?
    R = SKOL

    • Paulo Sérgio Gomes Botelho
      20/11/2016 às 1:41 pm

      Olá. Em relação à tua indagação “e pera um criança, o que ele faria para conseguir sexo? Skol ??” …. Gostaria de lembrar que a Skol visa a regra, não a excessão. O alvo da marca é o público adulto. Criança, por via de regra, não tem desejos sexuais (repito: por via de regra). Tanto que a pesquisa não leva em conta CRIANÇAS. Simplesmente porque cerveja não é bebida para crianças.

      • 03/01/2017 às 12:24 pm

        mas a marca não se importa em quem compra, desde que compre.E sim, existe uma ramificação dos arquétipo sexual, que está diretamente relacionado à bebida. “mulher fica facim” quando ta bebada, “topa tudo” ! ai o publicitário, embalado pela imposição ao consumismo acritico, colabora com uma quebra de regra, a do arquetipo do respeito perante a vulnerabilidade feminina, e porque não a masculina quando perdemos a noção de tempo espaço e força e bagunçamos a ordem mental e os preceitos dos arquetipos que balizam as relações humanas

    • Paulo Sérgio Gomes Botelho
      20/11/2016 às 1:42 pm

      Olá. Em relação à tua indagação “e para um criança, o que ele faria para conseguir sexo? Skol ??” …. Gostaria de lembrar que a Skol visa a regra, não a excessão. O alvo da marca é o público adulto. Criança, por via de regra, não tem desejos sexuais (repito: por via de regra). Tanto que a pesquisa não leva em conta CRIANÇAS. Simplesmente porque cerveja não é bebida para crianças.

  12. Psicólogo
    13/06/2016 às 5:46 am

    Todo comercial de grandes marcas de sucesso tem sexo (não explicito, mas conotativo ‘quase explicito’) no meio.
    Qual é a mensagem conotativa que o comercial no vídeo passa?
    Você pode ser o esquisito que for beba skol e PAGUE para os seus ‘AMIGOS’ (ou seja, gaste mais) que você vai ser aceito e ainda no final ira conquistar aquela gostosa.

    Não que sexo seja ruim, todos queremos sentir prazer não podemos ser hipócritas em negar, pois é a nossa natureza, mas eu questiono o que esse tipo de comercial causa em uma criança?
    Desejo sexual precoce?
    O que a criança faria para conseguir sexo?
    R = SKOL
    E se tornaria uma alcoólatra compulsiva e um perigo para a sociedade e para si mesma?

  13. 03/01/2017 às 12:17 pm

    essa cerva reflete o arquétipo coletivo brasileiro? eu imagina, nunca pesquisei que arquétipo parecia ser um termo que designava “coincidencias” entre elementos do consciente e do incosciente coletivo. Ex. tive uma ideia que ninguém teve antes. do outro lado do mundo(ou da rua) alguem teve a mesma ideia e executou. Me senti o bobo da corte que não executou em tempo. pressupondo os fatores socio culturais como no artigo que direcionou para esta pesquisa, é até palpável a compreensão do que vem a ser o arquetipo. Porém em resumo, eu poderia dizer que existiu um sentido psiquico na origem e no desenvolvimento do que chamaos hj de arquétipo? a ideia ta pronta na “nuvem”(incosciente coletivo) e todos podem acessar mas a materialização da ideia vai depender de quem “baixar” primeiro e executar? E no caso da skol, o quão maquiavélico poderia ser o publicitário ao compreender qual arquétipo embasaria o marca? ou ironico e sarcastico ao nos oferecer um produto “com a nossa cara” de bobo da corte?

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