Herói

Quando o arquétipo do herói está ativo em uma pessoa, ela se fortalece com o desafio, se sente ultrajada pela injustiça e responde rápida e decisivamente à crise ou à oportunidade.

Há uma semelhança, e até uma afinidade, entre os arquétipos do Explorador e do Herói. Mas enquanto o Explorador busca encontrar a si mesmo, o Herói quer se ratificar ou provar, tentando sempre superar os seus limites, além de constantemente tentar melhorar o mundo em diversos aspectos, fazendo dele um lugar melhor, mais encantador e agradável.

No marketing: este arquétipo funciona bastante com produtos esportivos. Ele também pode ser utilizado no marketing ligado a causas sociais, como o próprio marketing social – que busca influenciar no comportamento de um determinado público-alvo, visando a um maior bem estar da sociedade no longo prazo.

Lema do Herói: “Onde há vontade, há um caminho”

  1. Márcia
    29/12/2015 às 8:26 pm

    Mas como se usa o arquétipo? ter exemplos seria interessante, pois saber o que representa é uma coisa, saber como usar e obter resultados é outra

    • Flavio
      20/05/2016 às 7:08 am

      Veja o case Skol, na verdade quando se conhece bem as características do produto você consegue atrelar a um arquétipo ou vários e direcionar sua campanha. Na verdade todos nós temos estas imagens, no atual momento do Brasil por exemplo o cara comum e o herói estão em alta. Ou seja tem a ver com valores internos, mas também com o ambiente.

  2. Marcele
    02/02/2016 às 5:39 pm

    Isso eles nunca falam. Que adianta saber a existência e representação? Conhece o misterioso Hélio Couto? O MAGO DOS ARQUÉTIPOS? Não existe nenhum endereço dele no google? Deve morar no Olímpo.

  3. Cir
    28/02/2016 às 3:19 am

    Helio Couto – Marketing e Arquétipos

  4. Qualquer um
    13/06/2016 às 4:47 am

    Eles não expõe como usa os arquétipos porque eles sabem que dai nós saberíamos nos proteger deles e não conseguiriam nos fazer comprar o que eles querem.

  5. Psicólogo
    13/06/2016 às 4:56 am

    Se existe uma lista de regras a serem seguidas no marketing provavelmente a regra número 1 é SIGILO.

  6. 26/11/2016 às 12:41 am

    Hahaha, amei Psicólogo! Concordo super!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s