Cara Comum

Quando o arquétipo do Cara Comum está ativo em uma pessoa, ela usará roupas simples ou outros trajes comuns (mesmo que tenha bastante dinheiro), falará de um modo coloquial e detestará todo o tipo de elitismo. O objetivo dele é fazer parte do grupo e ser igual a todos.

No marketing: este arquétipo não aprecia artificialismos, tendendo a valorizar o nivelamento entre as pessoas, independente de classe social, religião ou cultura. Por exemplo, em uma festa, pedir uma cerveja nacional em vez de um whisky importado; convidar o cliente para nadar ou jogar boliche em vez de lhe oferecer um jantar sofisticado; todas essas escolhas podem fornecer a indicação de que o arquétipo do Cara Comum é valorizado, apreciado e estimado.

Lema do Cara Comum: “Todos os homens e mulheres são criados iguais”

Anúncios
  1. mary
    08/11/2012 às 12:17 pm

    Pedro, está correto eu avaliar que a galerinha Teen (9 a 14 anos) pertence a este arquétipo? Se sim, vc tem cases para eu entender melhor? Pergunto isso porque estou montando uma marca de calçados e acessórios para teen (feminino e masculino). É um conceito que não existe, consequentemente muitos desafios. Acho importante eu criar a atmosfera da minha marca com o arquétipo correto. Muito Obrigada, Mary

    • Roger Mafra
      09/11/2013 às 5:22 pm

      Bem 1 ano depois alguém vem a te responder. Acredito que de 9 a 14 anos esse não é o arquétipo que essa galera busca. Eles estão em período de adolescência e portanto não querem serem iguais uns aos outros o sinal é claro de rebeldia. Portanto o que mais se enquadra neste público é o arquétipo do Fora da Lei.

      • Luis Vasconcelos
        03/06/2018 às 10:12 pm

        é bem isso mesmo . No entanto, não aconselho generalizar, pois assim como posso ter pessoas nessa idade (segundo Erick Erikson) com uma forte tendência ao Arquétipo fora da lei, temos que levar em consideração as diversas ramificações de tribos como os Emos, Geeks, Pops e assim vai. Pois essas tribos já influencia muito esse perfil de idade devido as redes sociais. Sucesso

  2. 26/11/2016 às 12:50 am

    Pelo que entendi Mary esse “Cara Comum” seria a galera alternativa, natureza, da paz… Os que não gostam de gastar dinheiro com luxo, modinhas, produtos diferentes e restaurantes caros, mesmo tendo condições financeiras para isso. Quem sabe a galera de idade Universitária, talvez os envolvidos com Gremios Estudantis, sabe? Não necessáriamente possuem classe social elevada, mas tem pensamento que todos devem ter as mesmas coisas, materiais e espirituais. Seria por exemplo quem é “rico” e vive com o básico, um ser solidário e geralmente envolvido em causas sociais. Esse foi o meu entendimento.

  1. 04/11/2013 às 12:37 pm
  2. 29/12/2017 às 9:11 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s